domingo, 15 de abril de 2012

COMO ELEGER DEPUTADO FEDERAL


Entenda para conseguir mudar alguma coisa de interesse das corporações devemos saber que somente no Congresso é que poderemos, não digo que devemos esquecer a Câmara Legislativa, não, mais devemos ter em mente que somente quando o Policial e Bombeiro Militar do Distrito Federal e do Brasil quiser as mudanças preiteadas atendidas terá que ter uma bancada forte de deputados, assim teremos como muda a cara das PM e BM do Brasil, então temos que mudar o nosso foco, batalhar por reconhecimento, devemos ter em mente que somente assim conseguiremos as mudanças que queremos.

A eleição de deputados, assim como a de distritais, é chamada de proporcional. Este texto pretende explicar como funciona a eleição proporcional. O Distrito Federal tem direito a 08 vagas de deputados federais. O total de votos válidos é dividido pelo total de vagas para se chegar ao quociente eleitoral. São considerados votos válidos os votos nominais - no número do candidato e os votos de legenda - no número do partido. Brancos e nulos são inválidos e não contam. A votação para os demais cargos - presidente, governador, senador e deputado estadual - não interferem em nada na eleição para deputado federal, cada eleição é independente uma da outra. Se houver no Distrito Federal em 2014 um total de 1.935.000 de votos válidos, o quociente eleitoral será de 241 mil votos (1.935.000 dividido por 8 é igual a 241 mil). Somente os partidos, ou coligações, que alcançarem o quociente eleitoral, 241 mil votos, têm direito a eleger deputados.



Os partidos podem se coligar. Na prática, isso significa que os partidos coligados formam um único partido para a eleição. A votação da coligação é a soma de todos os votos nominais e de legenda. O voto na legenda não é contado somente para os candidatos daquela legenda, mas para todos os candidatos da coligação. Os partidos podem ter diferentes coligações para os diferentes cargos. O PA pode se coligar com o PB para a eleição de deputados federais e com o PC para a eleição presidencial.
Vejamos a seguinte situação. A coligação Azul fez 300 mil votos, superando assim o quociente eleitoral. João, o seu candidato mais bem votado, que teve 130 mil votos, será eleito. José, da coligação Amarela, obteve 150 mil votos, porém, o total de votos da coligação foi de 280 mil, não superando assim o quociente. José não será eleito, mesmo tendo mais votos do que o João.
Outra situação. A coligação Verde, que é formada pelo Partido X e o Partido Y, obteve 400 mil votos e pode eleger 3 deputados. Os votos na legenda PX totalizaram 400 mil. Porém, os 3 candidatos mais bem votados da coligação são do PY. Deste modo, nenhum candidato do PX será eleito mesmo a legenda PX tendo obtido mais votos do que o quociente eleitoral.
Nesta eleição, de 2010, o PT está coligado com vários partidos, entre eles o PR, do palhaço Titirica. Isso significa que todos os votos do palhaço e do PT -nominais e
de legenda - vão para o total da coligação. Em 2002, Enéas Carneiro teve mais de um milhão de votos. Por isso, outros deputados da sua coligação foram eleitos mesmo tendo uma votação baixíssima. Um deles, o Baratão, teve menos de mil votos.
Por fim, quando você vota em um candidato a deputado, ou a distrital, você está votando automaticamente em todos os candidatos da coligação. Numa eleição
proporcional nunca se vota apenas em uma pessoa, o voto sempre conta para todo o grupo do qual ela faz parte. O voto no honesto que está coligado ao bandido ajuda também o bandido. Pense nisso antes de votar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.