domingo, 13 de maio de 2012

OPINIÃO: PERSONALISMO E O DILEMA DA PM E BM DO BRASIL



É possível uma Tropa composta de cerca de quinhentos mil de votos e na última eleição não conseguir eleger nenhum Deputado Federal, um exemplo é Brasília o que vimos em 2010 foi que com vinte e quatro mil votos foram eleitos dois deputados distritais (um da PMDF e outro da CBMDF), que não resolvem nada para a tropa, que está abandonada sem nenhuma liderança, e o que posso dizer é que erramos em não colocarmos representantes no Congresso.


Nós conseguiríamos colocar até três deputados federais, isso se levarmos em conta que cada policial e bombeiro sendo uma liderança conseguiriam mais dez votos, somando – se daria 264.000 (duzentos e sessenta e quatro mil votos), e lavando – se em conta a última eleição onde 51.491 (cinqüenta e um mil, quatrocentos e noventa e um) votaram em Luiz Pitimam, claro que devemos levar em conta o Quociente eleitoral, o que poderia ser eleito com esta quantidade de votos: três deputados federais, cada um com 88.000 (oitenta e oito mil votos), já disse diversas vezes não é na Câmara Legislativa que vocês conseguiram mudar algo dentro da PM e BM, em Brasília precisamos de Deputados Distritais para atender os pleitos estaduais, quem muda ou pode negociar os pleitos da tropa é um Deputado Federal.

E num ambiente democrático e republicano, como cidadãos devemos observar que os nosso interesse sócio – políticos estão esquecido, não devemos acreditar em falácias de civis que venham até nós de quatro em quatro anos, o que posso dizer é que devemos escolher nossos representantes do meio da tropa, pois somente eles poderão defender os interesses de maneira legítima, honesta e incisiva.

Agregando os votos, devemos fazer com que os escolhidos, que deveram atuar conforme nosso interesses, porem, infelizmente, nem tudo será tão aritmético, pois sambemos que desde que a política existe, a politicagem vem junto, onde mentira e dissimulação dos futuros candidatos podem enganar os representados, e muitas das vezes com a nossa anuência, por preguiça ou mesmo integração de esforços espúrios.

Na cultura brasileira isso é normal, e posso dizer que torna – se critico quando falamos de policiais e bombeiros militares, que são ceifados de boa parte de seus direitos políticos comuns aos demais cidadãos. Nas últimas eleições, o que podemos notar é que boa parte, ou melhor, a maioria dos policiais e bombeiros militares do Brasil não tem qualquer consciência política, um dos fatos marcantes foi à mobilização em torno da PEC 300, que todos já conhecem, ela foi uma mobilização totalmente imperfeita, porque a maioria dos milhares de policiais e bombeiros brasileiros vivem em um filosofia que é:

“O descendente da utopia”

“Bem que eu gostaria que dez milhões de operários
solidários
solitários
resolvessem a minha covardia
e se lançassem contra as lanças do Czar”


Affonso Romano de Sant’anna

O problema na PM e BM é a falta de líderes e também na formação de um grupo político. É este o grande problema da tropa, temos votos mais não sabemos como usa – los a nosso favor.

Vou citar exemplos da última eleição para deputado federal, um exemplo é o a Policia Militar da Paraíba com aproximadamente dez mil homens, um candidato alcançou sessenta mil votos, mais não conseguiram eleger, esse candidato é o Major Fábio, a mesma coisa aconteceu com  o Capitão Assumção no Espírito Santo, vejamos outros Estado: Rio de Janeiro com quarenta mil homens e Bahia com trinta mil homens em suas corporações, estou falando apenas da PM, estes estados não conseguiram eleger um Deputado Federal, vendo estes números posso dizer que é vergonhoso, os policiais e bombeiros não conseguirem eleger nenhum candidato a Federal, uma classe sem representação política está fadada ao fracasso em seus pleitos.

O que posso dizer é que precisamos urgentemente estudar os meios necessários de acabar com a nossa orfandade política em nível nacional e também estadual.

Faça – se estas perguntas:

É a qualidade dos candidatos?

A desunião da tropa?

A quantidade de candidatos?

A falta de consciência política?

Eu tenho certeza que é a falta de cada um destes fatores, ou passamos a enfrentar isso, principalmente com uma única associação, ou continuaremos a saga de desprestigio e desrespeito à fundamental função do Policial no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.