terça-feira, 14 de agosto de 2012

Remédio contra a Alienação



O que tenho notado no dia – a – dia em conversas com policiais e bombeiros militares sobre a nossa situação atual e sobre as pespectivas futuras, e o que percebi é a total apatia que também vejo na maioria dos brasileiros em relação aos acontecimentos políticos, os escândalos de corrupção, a impunidade com os criminosos, a falta de transparência das ações governamentais, a burocracia e o distanciamento dos detentores do poder são alguns dos principais motivos que levam a esta realidade em que nos encontramos neste momento.



Como já disse e repito o único meio de acabar com esta alienação é o desenvolvimento da consciência política na população e também nos policiais e bombeiros militares, através da formação dos cidadãos, e isso deve ocorrer principalmente nas escolas. As quais devem ocupar o papel social de disseminadoras de cidadania, inserindo nos jovens a responsabilidade social e a importância do voto e da democracia. Este papel das escolas deve ser acompanhado e complementado pelas famílias.

A participação política é fundamental para o estabelecimento da verdadeira democracia, pois sem participação popular o estado não funciona e as leis perdem sua eficácia, se distanciando dos anseios das pessoas. Pois sem cidadãos interessados em votar e serem candidatos não existe condições do processo democrático existir. Porém, a democracia para ser efetiva dependerá não só da participação quantitativa, mas ainda da participação consciente e qualificada das pessoas.

A conscientização política deve promover na população a capacidade de entender o momento social e governamental permitindo que as pessoas se posicionem de maneira racional e embasada. A consciência política plena é o oposto a apatia coletiva, que na sua ignorância e passividades tudo permite. Justamente por isso desenvolver a consciência política é remediar a apatia política e ao mesmo tempo prevenir que isso ocorra no futuro.

Quem se preocupa com o futuro do Brasil deve combater a alienação política, pois este mal é um dos grandes responsáveis pela corrupção política, falta de preparo dos políticos, falta da qualidade na prestação dos serviços públicos, e principalmente da manutenção das grandes diferenças sócias existentes em nosso país. Nas palavras de Bertold Brech:

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não houve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo da vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo”.

A conscientização política deve ser um poderoso instrumento de transformação social. Não possuirá condições de criar, propor nem executar mudanças na sociedade aquele desprovido de consciência política, tendo em vista, que lhe falta as condições básicas para compreender o contexto que se encontra inserido. E assim mesmo sentindo, os problemas e dificuldades sociais, falta-lhe discernimento para enxergar com clareza causas, conseqüências e agentes, tudo facilmente se mistura e camufla para enganar os olhos ingênuos do alienado político. E esta cegueira social da qual está contaminado lhe tira o animo, à vontade e a coragem de agir, pois sem a nítida visão do chão em que pisa, temerá caminhar, muito menos lutar por uma sociedade melhor.

Apenas a apatia coletiva de nosso país explica que, mesmo diante de tanta corrupção, má administração dos governos, a sociedade não se manifeste efetivamente. É triste ver atualmente nosso povo formando uma massa combalida, sem esperança e que assiste passivamente o que passa de negativo ao seu redor.

Não existe país desenvolvido social e economicamente que não possua uma população consciente que acompanha e participa ativamente da política. Um povo assim não tolera nenhum tipo de corrupção, e pune, nas urnas, os políticos incompetentes e despreparados. Contudo isto não interessa a muitos políticos brasileiros, uma população critica e participativa seriam uma grande ameaça aos políticos mal intencionados, é por isso, que muitos trabalham para manter nosso povo ignorante, submisso e afastado da política, muitos programas populistas e assistencialistas vazios que existem em nosso país são utilizados para conquistar os votos daqueles que não compreendem a importância da política. Então se realmente quisermos mudar o Brasil a partir da construção de uma sociedade consciente devemos combater esta espécie de político explorador.

Por tudo isso é fundamental que nos unamos para a partir de já transformar esta realidade de passividade, apatia e alienação, que gera tantos malefícios para nossa nação, sendo causa muitas vezes para a corrupção, miséria e o descaso com os serviços públicos. Mudar esta realidade depende de nosso esforço e do empenho do poder público em desenvolver na população a consciência política e a cidadania, começando por um ensino de qualidade que além de profissionais prepare, junto com as famílias, o cidadão e o eleitor consciente.

Muita das vezes, nós como seres humanos temos que operar mudanças internas, revendo conceitos e valores, adequando-os inclusive a realidade, o que não quer dizer mudança de personalidade ou caráter (estes são imutáveis), mas sim ajudar a consertar o que está errado, contribuir para um processo de amadurecimento pessoal e institucional.

É uma questão de escolha e alguém já profetizou: “A vida é feita de escolhas, quando se dá um passo para frente, inevitavelmente alguma coisa fica para trás”.


Texto de Jorge Daher adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.