quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

AS MUDANÇAS TERÃO QUE CHEGAR, TENHO CERTEZA!




As sociedades civilizadas, juridicamente evoluídas, não aceitam a ingerência militar no meio civil. Chegou o momento de a sociedade contrapor-se às diretrizes da ditadura que privilegiavam a segurança do estado em detrimento de um eficiente sistema de segurança pública a serviço do cidadão e estranhamente ratificadas pela Constituição de 88 (provavelmente, atendendo interesses corporativos), desenvolver campanha para o restabelecimento do segmento uniformizado das polícias civis, que, como ocorrem nos demais países, prestaria os serviços policiais em estreita colaboração com as atividades de polícia judiciária, no âmbito das circunscrições policiais, com sedes nas delegacias de polícia. Se isso foi possível em 1866 (Guarda Urbana) e 1904 (Guarda Civil), mais desejável se torna no presente século quando a sociedade esta consciente da natureza civil da atividade policial.



Unificar as Polícias, Desmilitarizar a PM, são temas que vem ganhando, nos últimos anos, certa a atenção por "especialistas em segurança pública".

Particularmente, especialista em segurança pública, somos nós, policiais militares e civis, que estão nas ruas, na preservação da ordem.

Que conhecemos de perto, o cidadão João ou José, Maria ou Aparecida... Enfim...

Porém, no modelo o segurança pública que é aplicado no Brasil está totalmente e com toda a certeza falida (afinal sempre foi mal administrada), fica perceptível que, permanecendo assim, sem recursos eficientes e eficazes, possivelmente, não haverá mudanças no tocante a melhorias do sistema atuante.

Fazer segurança pública, sem valorização dos seus profissionais, sem investimentos de recursos, sem uma padronização formativa, deixa muito a mercê da aleatoriedade.

Por um lado, vemos que a PM, só vai ter avanços profundos, quando se abrir para novas concepções doutrinarias, desmilitarizar, claro mantendo, sempre a hierarquia e disciplina, que existem em toda administração pública.

Todavia, falo em diversas mudanças, um exemplo que poderíamos ter dentro da corporação da Policia Militar é com relação à subordinação da escolha do comando Geral das PM.

Por que não ser de forma eletiva?

O que poderíamos dizer com certeza é que os CMTs Gerais, não iam ficar com medo de cobrar recursos aos Governadores de Estado, já que o mesmo não teria como ameaça - lo a tirá-lo do cargo, uma vez que, o Cel Fulano, estaria no cargo eletivo, eleito pelos seus homens, pela sua tropa.

Seria uma forma de mudança muito eficiente, para começar.

Valorizando a democracia, tão defendida pelos homens livres, o que nós policiais e bombeiros militares, por causa do RDE e de alguns oficiais que se acham senhores de engenho não temos direito nem a escolher quem vai nos comandar, com isso o comando passa a ter caráter político, passando a ser apenas um fantoche na mão de quem governa, o que precisava é de um verdadeiro administrador, mais para mim, particularmente isso não tem mais importância, pois o sistema está corroído por dentro.

Já pensou se isso ocorre que evolução traria para as instituições policiais militares, pelo menos por enquanto, pois a primordial luta de todos os policiais e bombeiros deveria ser a desmilitarização desta instituição, que de tão mal administrada, já demonstra, mesmo o governo tentando maquiar a situação, que está totalmente falida.

Não podemos ficar parado no tempo esperando que o Governo de o primeiro passo para a verdadeira evolução viria com a desmilitarização deste sistema ultrapassado e com regulamentos arcaicos e inconstitucionais, porque isso eles jamais fariam, porque eles perderiam seus escravos, que fazem todo tipo de serviço sem reclamar, temos realmente que lutar por uma policia e bombeiro melhor, com direitos, e o principal sermos verdadeiros cidadãos democraticamente com todos os direitos, a desmilitarização das policias e bombeiros militares seria a melhor coisa que aconteceria para a segurança pública de nosso País.

Por outro lado, a existência de uma única policia, com a desmilitarização, que é importante e tem que ser uma prioridade, traria também muitas mudanças.

Não podemos querer só puxa a "farinha pro nosso lado", mas reconhecer que um novo modelo de polícia, pode trazer uma nova ideologia, uma forma de atuação, um acesso mais amplo para a sociedade, que muitas vezes confunde as atribuições das policiais civis e militares.

Ainda nesse sentido, temos que adotar um modelo novo de Polícia para o Brasil do século XXI requer um estudo muito bem elaborado, discutido, planejado e estruturado, baseado numa constituição Funcional.

A criminalidade no Brasil não vai acabar nem diminuir com a desmilitarização, ou unificação das policias, mais sim com um modelo, seja ele unificado ou não, eficiente, e funcional, subordinado ao um Ministério que o Organize, Estruture, Fiscalize e Opere.

 Além de aumento salarial, os trabalhadores da segurança pública, principalmente policiais e bombeiros militares do Brasil, tinham que descobrir outras reivindicações que coincidissem com outras demandas, não podemos ficar a reboque esperando antes conseguir um aumento salarial, devemos aprender a negociar, devemos aprender sobre política, e devemos também lutar pela desmilitarização, pois os ganhos seriam enormes.

Temos que aprender a lutar duas batalhas juntas, não podemos desperdiçar o momento, devemos sim lutar pela libertação de um sistema que já foi provado que está ultrapassado, será que depois que conseguirmos um aumento ficaremos unidos por este ideal.

A nossa covardia, omissão, desinteresse e a inércia, sempre fizeram com que prevalecesse o medo dos regulamentos arcaicos e com isso as perdas dos nossos direitos.

Mais hoje podemos ter a certeza que não estamos mais como antigamente, mudamos muito, mais precisamos mudar mais ainda, devemos aproveitar que descobrimos que não somos mais um elefante amarrada a uma estaca, que não somos mais massa de manobra de Oficiais, políticos para travar mais uma batalha: DESMILITARIZAÇÃO.

Devemos exigir dos POLÍTICOS que desmilitarizem as policia e bombeiros militares do Brasil não ficarão sem rumo, pois não podemos nós deixar enganar, pois muitos dirão que vão tirar nossos direitos adquiridos, tudo mentira, pois tudo foi adquirido no passado e não perderemos no presente.

Vamos exigir o que é nosso, além de aumento salarial, vamos exigir os nossos direitos de torna – nos verdadeiros cidadãos, com plenos direitos, deixe de falar o que não devemos e vamos pedir o que é nosso. Quando nós nos unirmos, saberemos quanto somos fortes. Assinem a petição pela desmilitarização, com ela faremos a diferença. Dependerá de cada um, todos nós teremos direitos iguais, a hora vai ser no dia que juntos entregarmos a petição a presidente, está na hora de você Policial e Bombeiro escolher o que é melhor para o nosso futuro.



Lembramos que as inovações são sempre bem vindas, desde que sejam para o bem maior da coletivade. (Sd/PM Farias).

 

 
Para alcançarmos está Polícia Cidadã é necessário antes de qualquer coisa que nós como cidadãos de um país democrático tenhamos uma polícia desmilitarizada, há uma necessidade urgente dessa transformação. Para que tenhamos uma Polícia Cidadã somente é necessário que você Assine a nossa petição:

 

PETIÇÃO PÚBLICA PELA DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS E BOMBEIROS MILITARES DO BRASIL!

 

 

 


 

 

 

Consciência Política PM&BM


Um comentário:

  1. É ,isso só é possível com a união da classe, onde cada um só pensa em sí. Recebendo,(gratificações) quando na ativa, e esquecendo que um dia vai estar na reserva e irá receber merrecas,,agora achando tudo normal deixando ficar as coisas como estão adorando ser massacrado por superiores que só veem seus interesses com certeza não vão aceitar desmilitarização e muito menos a unificação porque mandam mais que delegados de polícia mesmo que seja só nos Btls.

    ResponderExcluir

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.