domingo, 30 de dezembro de 2012

O poder da mobilização




Quem diria que, após derrotarmos a ditadura, estaríamos aqui hoje, depois de mais de 20 anos, descrentes na política brasileira? Nosso país, que lutou duramente pela Democracia, a vê hoje desgastada e falha. Quando antes o povo esperava ansiosamente pelas eleições, tendo consciência de que lutou pelo direito de votar, hoje foge desse período, vendo-o pessimista como apenas uma obrigação democrática.



Não é sem motivo tamanha descrença. Fomos testemunhas de diversas crises parlamentares. Presenciamos diversos escândalos e absurdos no Congresso, nas Assembléias e nas Câmaras, em todas as esferas do poder. Assistimos tristemente à decadência da Democracia.

Nem tudo, porém, está perdido. Afinal, quando nossos representantes não estão fazendo seus papeis, somos nós que devemos agir diretamente para mudar o rumo da História Nacional. Podemos tudo, se nos unirmos.

Nosso passado recente nos oferece muitos exemplos do poder da mobilização. Conseguimos, afinal, a duras penas ganhar a democracia. O movimento “Diretas Já”, apesar de não ter conseguido aprovar o fim das eleições indiretas, mostrou para os governantes que não mais queríamos a ditadura. Eles entenderam o recado.

Tivemos, logo depois, a decepção com nosso primeiro Presidente da República eleito diretamente após a ditadura, Fernando Collor de Mello. Depois de abusos de poder e escândalos de corrupção, iniciou-se o movimento “Fora Collor”, que, pressionando firmemente o Congresso, conseguiu o impeachment.

Foram-se anos e anos de eleições, novos ou velhos políticos, governantes diferentes e crises políticas diferentes. Mesmo assim, quando a população se uniu, houve vitória. Afinal, a vontade do povo sempre prevalece.

E também foi assim com o Projeto Ficha-Limpa. O Brasil, país conhecido pela impunidade, finalmente conseguiu aprovar no Senado a lei que impedirá a candidatura de políticos com problemas na Justiça. Sem grandes alterações, faltará apenas a sanção do Presidente Lula para que ela valha ainda para as eleições o ano de 2010. Poderemos, finalmente, almejar uma política com menos corrupção e menor imunidade.

Havia, no entanto, muitos descrentes em relação à aprovação no Congresso. Com razão, imaginava-se que a maioria dos parlamentarias votaria contra o projeto, sendo inclusive boa parte deles “fichas-sujas”. Contudo, a sociedade se uniu e se mobilizou. Foram cerca de dois milhões de assinaturas a favor da lei, além da pressão sobre os deputados e senadores para que aprovassem o projeto, conseguindo mostrar que não mais queremos a política brasileira corrompida.

Estudantes, aposentados, trabalhadores, intelectuais e até mesmo políticos se uniram nessa luta, e foi apenas possível que a lei “Ficha-Limpa” fosse aprovada porque batalhamos pelo nosso direito de sermos ouvidos. Batalhamos para que escutassem nossa voz. Batalhamos e vencemos pela Democracia!

*Daniel Vasconcellos Archer Duque é estudante secundarista, editor chefe do Jornal do Grêmio do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. Filiado ao Partido Verde, também colabora com outros sites e jornais.

 

Comento:

Agora o que precisamos é lutar por uma verdadeira consciência política, onde possamos aprender a escolher os verdadeiros políticos não os politiqueiros, devemos também lutar por uma polícia digna, que essa idéia seja realmente de interesse do povo, precisamos de uma polícia cidadã, que trabalhe para o povo e com o povo, precisamos desmilitarizar a policia e bombeiro militar. Essas instituições militarizadas já não fazem parte e também não são necessárias haja visto o modelo empregado já estar ultrapassado, precisamos urgentemente que tenhamos um modelo de policia que não tenha o sistema militar como base, há nova policia fará com que surjam novas instituições que valorizem as pessoas, o ser humano e os direitos positivados em nossas legislações.

Precisamos assinar a petição pela desmilitarização e assim começarmos uma luta, que é justa. Mas não achem que será uma coisa tão simples de conseguir, pois como todos já sabem, qualquer sinal de discussão sobre esse assunto, os Conselhos Nacionais de Comandos Gerais e outras associações de Oficiais começam a ofuscar a realidade, pois temem perder suas regalias e status. A desmilitarização é uma coisa que não dá mais para esperar e mais cedo ou mais tarde ela virá, mesmo que a minoria tente “remar contra a maré”.

Para termos a possibilidade de desmilitarizar a polícia militar que até hoje é tema que vem apresentando crescente número de discussões e debates não apenas na sociedade considerada “civil”, mas também, nas próprias organizações militares, em todos os seus níveis hierárquicos; contudo, ainda não de forma tão “explícita”. 


Frente a tantas dificuldades internas e externas surgem discussões a respeito da possibilidade de desmilitarizar a polícia militar. Apesar de dois eventos significativos ocorridos em agosto de 2009 que mostraram o interesse pelo assunto entre variados segmentos. O primeiro refere-se à Primeira Conferencia Nacional de Segurança Pública (1ª CONSEG) realizada em Brasília. Em seu direcionamento final a CONSEG aprovou dez princípios e quarenta diretrizes que devem nortear a Política Nacional de Segurança Pública. Entre as diretrizes, duas (a 12ª e a 18ª) sinalizam para a necessidade de desmilitarização das policias. Ressalta-se que na CONSEG estiveram presentes e votaram profissionais da segurança pública de diversos setores (militares e civis), gestores e diferentes esferas da sociedade civil.

O que podemos dizer e ver é que o lobby dos Conselhos Nacionais de Comandos Gerais e outras associações de Oficiais têm demonstrado que são muito forte que os praças que são realmente quem trabalha junto ao povo Brasileiro, mais por quê?

Agora neste ano que se inicia devemos companheiros demonstrar as este Conselhos Nacionais de Comandos Gerais e as associações de Oficiais que nós praças de todas as corporações estamos unidos em uma só voz, em um só caminho, que não queremos mais ser os soldadinhos de chumbos desse oficiais que simplesmente não sabem administrar sem ter os regulamentos arcaicos e ultrapassados, que eles usam como chicote.

Hora companheiro se hoje tivermos 1.500.000 assinaturas estes Conselhos Nacionais de Comandos Gerais e associações de Oficiais deixaram de ser fortes, pois teremos o clamor do povo, que realmente querem uma policia atual, mais precisamos conseguir somente estas assinaturas, mais peço – lhes que consigam o dobro, o triplo, pois se apresentarmos 6.000.000 de assinaturas derrubaremos as falácias destes Conselhos Nacionais de Comandos Gerais e associações de Oficiais, que se apequenaram com esta demonstração total de união.

Vamos à luta companheiros neste ano de 2013, precisamos que todos carreguem esta bandeira, uma bandeira de liberdade, de justiça e que vai acabar com as humilhações que temos passados todos os dias dentro dos quartéis.

E para terminar desejo a todos os Policiais e Bombeiros militares do Brasil e também a todos os que acessaram ao blog Consciência Política PM&BM um Feliz ano de 2013, que ele seja repleto de realizações e que possamos neste ano alcançarmos as assinaturas necessárias para podermos definitivamente assinar a nossa carta de Alforria.

 

"LIBERTAS QUE SERA TAMEN” *

 

Consciência Política PM&BM

 

* Expressão latina = liberdade ainda que tardia.

 

 

Para alcançarmos está Polícia Cidadã é necessário antes de qualquer coisa que nós como cidadãos de um país democrático tenhamos uma polícia desmilitarizada, há uma necessidade urgente dessa transformação. Para que tenhamos uma Polícia Cidadã somente é necessário que você Assine a nossa petição:

 

 

PETIÇÃO PÚBLICA PELA DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS E BOMBEIROS MILITARES DO BRASIL!

 

 

 

 


 

Queremos que o Ano que se inicia dedicar a todos os leitores, seguidores e parceiros, os melhores votos de um Ano de 2013 melhor do que foi o ano que passou que tenhamos conciencia de tudo o que passou e que aprendamos com nossos erros, para podermos caminhar para uma policia mais cidadã, tenhamos a tão sonhada união pela luta de nossos ideais, tenhamos um melhor comprometimento com as nossas lutas, pois somente com uma união forte podemos conseguir vencer as grandes batalhas que estão para chegar, não tenhamos medo da batalha, afinal aprendemos a ser guerreiros preparados para a luta.

 

 

 

Sim, Eu sou Policial

 (Linda mensagem de uma profissão difícil e que é pouco reconhecida. Texto de Mitchell Brown, patrulheiro da Polícia Estadual de Virgínia, EUA, morreu em serviço dois meses depois de o escrever.)

Mensagem fim de ano aos PMs, BMs, PCs de todo o Brasil

 

FELIZ 2013 - FELIZ ANO NOVO - A MAIS LINDA MENSAGEM EXTRAÍDA DO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.