segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Opinião e Razão: Tem ou Não Tem?




Valorizamos muito quem tem opinião. Esse elemento tão barato é indispensável aos grandes homens. Acredita-se que opinião ou você tem, ou não. E, se não tem, você não é lá grandes coisas.



Mas, na verdade, essa palavra tão prezada – derivada do conceito grego de doxa – é alvo de grande desprezo na Filosofia. A opinião, ao contrário do conhecimento empírico -  do desenvolvimento da teoria -, nada mais é do que o saber que já se tem e que não possui valor.

A opinião não é construída, não é científica e não é a verdade.

Mas, isso não me parece mais do que opinião de alguém.
Na realidade, opinar é consultar a prudência, a justiça, o saber popular e expressar algo que, se não é a realidade (ou a verdade em si) é, no mínimo, uma face dela.

Sabemos muito bem, e em algum momento na História isso se provou, que a verdade não existe, a ciência é uma falha e não há racionalidade que garanta a felicidade plena da raça humana. Mas isso tudo é só questão de opinião.

Se a verdade não existe ou, pelo menos, não podemos compreendê-la plenamente, nos resta apenas apegarmo-nos àquilo que nos parece razoável – e não necessariamente racional -, àquilo em que sentimos que devemos acreditar.

Todo ser humano possui a capacidade de conjecturar, contrabalançar e consultar a sua própria consciência sem a necessidade de instrução de outrém.

Essa processo criativo resulta no produto que eu chamo aqui de Opinião.

Existe, então, alguém que não tenha capacidade opinativa? Obviamente, não. Não pode existir um homem que não consiga opinar. Mas, isso quer dizer que todas as opiniões equivalem em valor? Igualmente, não.

Muito diferente da ideia da doxa grega, a opinião não está pronta. É, sim, profundamente subjetiva e individual, mas é fruto da capacidade de cada um de observar e entender aquilo que vê.

Assim como todos nós evitamos opinar sobre aquilo que não conhecemos (ou seja, sobre aquilo que não vimos), também não damos o mesmo valor para duas opiniões sobre o mesmo tema. Tendemos respeitar mais as considerações daquele que mais viu sobre o assunto ou que se dedicou mais tempo a pensar sobre ele.

O fato é que temos que nos esforçar cada vez mais para sermos sensatos ao expressar nossas opiniões e, também, por que não, ao ouvir a dos outros. Enfim, opinião: ou você produz, ou não produz. Ou a sua vale, ou ela não vale. O que não pode é negar que é necessário ter. (*)


(*) Texto de: Murilo Vasques Carminati Amati



Polícia Cidadã
Para alcançarmos está Polícia Cidadã é necessário antes de qualquer coisa que nós como cidadãos de um país democrático tenhamos uma polícia desmilitarizada, há uma necessidade urgente dessa transformação. Para que tenhamos uma Polícia Cidadã somente é necessário que você Assine a nossa petição:


PETIÇÃO PÚBLICA PELA DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS E BOMBEIROS MILITARES DO BRASIL!





Consciência Política PM&BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.