sexta-feira, 19 de abril de 2013

Democracia com Participação popular ameaça o "status quo".




Existe algum tipo de corrupção que seja benigna? 

Claro, que não existe! Todos sabem disto, entretanto, em se tratando de política, parte da população brasileira e da sociedade brasiliense inclusive, tenta relativizar os casos de corrupção com a frase célebre: “Ele rouba, mas, faz!”, que representa nada mais nada menos do que a nossa grande acomodação política. Estamos vivendo um tempo em que é necessário revermos a nossa tolerância desde as menores transgressões do dia-a-dia aos atos maiores de corrupção!


As razões de tanta imoralidade pública e corrupção em nosso país e no Distrito Federal é o individualismo , a frieza social, a apatia e, principalmente, a inversão de valores da nossa sociedade! Vivemos hoje a cultura do "ter" que se sobrepõe ao "ser" e ao "saber". Ou seja, não importa se a pessoa seja um perfeito imbecil que comete ações moralmente e eticamente condenáveis, desde que tenha muito dinheiro para neutralizar a sua burrice e comprar competentes advogados que "limpem a sua ficha encardida".

Até no campo da ficção é possível identificar essa inversão de valores da nossa sociedade! 

Até bem pouco tempo atrás,  nas "novelas globais" os brasileiros torciam e se identificavam com os personagens do bem que, em geral, eram vitimados pelas diversas circunstâncias dos enredos, mas, que se mantinham éticos e triunfavam no final. Em "Vale Tudo", torcíamos para a Raquel Accioli e não pela Maria de Fátima, e odiávamos a Odete Roitman! (risos). Hoje, os brasileiros são fascinados e atraídos pelos vilões e é para eles toda a torcida. E quando esses "bandidos" são ricos e poderosos acabam por se transformar em sedutores de primeira grandeza.

Assim, de forma quase natural, estamos abandonando os mocinhos e seus ideais morais de justiça e solidariedade. Os heróis dos novos tempos são maldosos, inescrupulosos e isentos de qualquer sentimento de culpa. Já os personagens bonzinhos despertam um sentimento de pena e até de certa intolerância com seus discursos utópicos e ingênuos. Os heróis do passado estão se tornando os "otários" dos tempos modernos.

Mal iniciamos a idéia de mobilizar os brasileenses pela ética e Moralidade Pública, e já estamos recebendo críticas infundadas de todos os lados, sendo rotulados de todas as formas possíveis numa tentativa de desacreditar o Movimento. Mas, por quê? Porque a partir do momento que as pessoas que apenas demonstram a sua indignação nos blogs e nas redes sociais se unem, elas se tornam perigosas! "É a direita contra o governo, não tá vendo?  dizem alguns. Foi publicado no site do "fulado de tal" a manifestação..." , " É um movimento orquestrado para eleger o beltrano!" esbravejam outros...

Nenhum político que esteve envolvido em algum caso de suspeita de corrupção nessa cidade e que pretende se manter no poder está contente em saber que um movimento pela ética  irá para as ruas de Brasília mostrar sua indignação e propor mudanças! Aliás, a maioria dos políticos de Brasília nos últimos 23 anos, desde a abertura política tentaram transformar grande parte dos movimentos comunitários em meros cabos eleitorais!

Por que incomodamos? Justamente porque não estamos sob o comando de nenhum partido ou político. Não somos fantoches de ninguém. As poucas manifestações populares no DF, como o "Fora Arruda" que foram para a rua sem a chancela dos politiqueiros sempre receberam críticas infundadas na tentativa de desmobilizar, ou tirar-lhes o crédito!  Uns chamados de "baderneiros" outros "desocupados", outros: "tão querendo eleger alguém"... Porque a verdadeira democracia com participação política popular ameaça o "status quo".  Por que agora, seria diferente a reação dos incomodados?

Parafraseando uma música do Gabriel o Pensador: "Até quando você vai ficar levando porrada? Até quando você vai ficar sem fazer nada? Se não levarmos as nossas reivindicações para o Poder Público, se não nos manifestarmos nas ruas, tudo permanecerá como dantes no quartel de Abrantes! (*)

Polícia Cidadã

Para alcançarmos está Polícia Cidadã é necessário antes de qualquer coisa que nós como cidadãos de um país democrático tenhamos uma polícia desmilitarizada, há uma necessidade urgente dessa transformação. Para que tenhamos uma Polícia Cidadã somente é necessário que você Assine a nossa petição:



PETIÇÃO PÚBLICA PELA DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS E BOMBEIROS MILITARES DO BRASIL!







Consciência Política PM&BM


(*) Por Leiliane Rebouças

Um comentário:

  1. Se eu fosse voce esquecia esses pms pois os caras so querem aumento e dificil entrar nas cabeças deles. Temos que esquecer o patricio e fazer de tudo para ele nao ser eleito. Mas se ele der uma migalha o pm vota nele.

    ResponderExcluir

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.