quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CASO DO DEPUTADO PRESIDIÁRIO



O que escrevi há dias está valendo mais do que nunca agora. Não adianta só reclamar: quem coloca os deputados malandros na Câmara SOMOS NÓS!!! É preciso votar melhor e com mais responsabilidade!

 


O RETRATO DA VERGONHA: depois de não ser cassado por seus pares, o deputado Natan Donadon, ALGEMADO, é reconduzido para o camburão que o levaria de volta à Penitenciária de Papuda. O que estarão pensando do Brasil no exterior? (Foto: Pedro Ladeira / Folhapress)


 


Amigas e amigos do blog, infelizmente o Brasil hoje está sendo motivo de chacota e de espanto no mundo civilizado.

Tornamo-nos objeto de escárnio merecido, por obra e graça de um determinado número de deputados que, na quarta-feira, 28, votaram contra, se abstiveram ou desapareceram na hora de cassar o deputado corrupto Natan Donadon, condenado a mais de 10 anos de cadeia — pelo Supremo Tribunal Federal — por ladroagem e formação de quadrilha.

Há um clamor nacional contra os deputados responsáveis pela pouca vergonha — nas casas, no trabalho, nas ruas, na imprensa.

E, no entanto, essa gente foi colocada em Brasília por NÓS. Mais do que nunca, vale o post que escrevi no começo do mês, e que repito agora. Não poderia haver ocasião mais adequada.

Post publicado originalmente a 8 de agosto de 2013, às 17h40

Salvem-se quem puder.

Sabem quem é o candidato favorito a governador do Distrito Federal neste momento?

Sim, ele mesmo: José Roberto Arruda — o primeiro governador na história do país a ir para a cadeia, por corrupção, no curso do mandato, em 2010.

Que teve seu mandato de governador cassado pela Justiça Eleitoral.

Que foi condenado a mais de 5 anos de prisão, em regime semi - aberto, por roubalheira.

Que já em 2001 renunciara ao mandato de senador para não ser cassado pelos colegas por fraude no painel de votação do Senado.

E o homem está lá, de novo, brilhando nas pesquisas de intenção de voto! (Leiam no Radar on-line).

Então deixem - me começar este comentário do começo.

Sempre que posso tenho insistido, ao longo de minha já larga carreira na imprensa, que é um paradoxo — para não dizer, também, uma manifestação de hipocrisia — a gritaria geral contra os políticos, que, a cada eleição, fica pior.

Sem-vergonhas, ladrões, safados, corruptos, imorais.

 


José Roberto Arruda: cassado, condenado por corrupção, envolvido no escândalo do painel do Senado -- mas favorito nas eleições para o DF (Foto: O Globo)

Não há palavra feia que não se aplique à generalidade dos políticos — de presidente da República ao último dos vereadores. E, como ocorre com toda generalização, esta também é eivada de injustiças.

Porque há, SIM, políticos bons, decentes, trabalhadores, corretos, voltados para o bem público.

Ninguém me contou e não é história da Carochinha.

Como comecei a carreira em Brasília, ainda com 18 anos incompletos, foca de uma agência de notícias que não existe mais, convivi desde cedo com a atividade política, sem contar que minha família, no Paraná, era fundamentalmente envolvida com a coisa.

Lembro-me de, pequeno, junto com meu falecido irmão Arnaldo, termos o hábito de acompanhar, pela janela do fórum da pequena cidade em que nos criamos, embora nascidos em São Paulo, a apuração de eleição para prefeito, voto a voto em papel — nem cédula oficial da Justiça Eleitoral existia, então.

Lembro-me de meu Pai, admirador incondicional do Presidente Juscelino Kubitschek, com quem havia trabalhado, mandando os filhos, na escola, apostarem com os amigos na vitória do candidato de JK, marechal Henrique Lott, na eleição presidencial de 1960 — tal era o horror paterno diante do que para ele significava para o Brasil o candidato favorito, Jânio Quadros (de quem foi contemporâneo na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco), como em poucos meses se comprovaria.

Durante os anos em que trabalhei como repórter em Brasília, testemunhei políticos sacrificando brutalmente a vida pessoal por algo que caiu de moda mencionar, mas que existe: o bem público. Depois, já instalado em definitivo em São Paulo, continuei acompanhando profissionalmente a política e indo constantemente a Brasília — em especial durante a Constituinte (1987-1988). Por obrigação profissional, conheci, ao longo dos anos, vários presidentes, dezenas de governadores e prefeitos de grandes cidades, senadores, deputados, vereadores.

Claro que, em meio deles, havia de tudo. Mas um percentual de gente séria e preocupada com o Brasil que provavelmente deixaria surpreso os descrentes na política.

Hoje, parece que ninguém presta. É, pelo menos, o que se ouve e vê nas ruas, nos protestos, nas conversas, na imprensa.

Pode ser, sim, que o nível dos políticos que temos haja piorado muito com o correr dos anos. Atribuem ao dr. Ulysses Guimarães — um dos políticos que sempre honraram o mandato e que exerceu o ofício até a morte sem uma mancha sequer em sua honra — a afirmação de que, se o Congresso em exercício era tido como ruim, que esperassem pelo próximo… pior ainda.
 

Comício no interior de Pernambuco: queixas generalizadas contra os políticos fazem supor que alguém mais os elegeu -- mas fomos nós, brasileiros (Foto: Jornal do Commercio).

Pode ser, repito.

Mas então chego à pergunta que venho fazendo pela carreira profissional afora: QUEM ELEGE os políticos que TODOS criticam?

 

Os neozelandeses? Os habitantes de Papua-Nova Guiné? Os italianos? Os búlgaros?

NÃO! Somos nós, brasileiros, os que ”colocam” onde estão os políticos que criticamos.
 

Hora de votar: sem escolha consciente, o nível dos políticos não vai melhorar (Foto: www.brasil.gov.br)

É claro que não ajuda em nada essa situação o fato de candidatos a presidente e a governador — cujo tempo de TV praticamente monopoliza as atenções do público durante as campanhas eleitorais –, JAMAIS explicarem ao povo, como seria de seu dever, a importância do Congresso e das assembleias legislativas (sem contar as  câmaras municipais) para sua administração e para a própria democracia.

O mesmo se pode dizer dos currículos escolares, que não ensinam NADA sobre como é, como funciona, para que serve e como é importante o Poder que representa o povo (daí a “democracia representativa” como forma de governo), de forma que, mesmo nas melhores escolas privadas, crianças e jovens atravessam séries sem ter a menor ideia do que são e para que servem o Congresso, as assembleias e as câmaras de vereadores.

Nada, contudo, muda o fato simples de que somos nós, brasileiros, que — com as exceções que confirmam a regra — votamos PESSIMAMENTE, em especial para o Senado e a Câmara dos Deputados, não prestando a mínima atenção nos currículos e folhas corridas dos candidatos.

Mas, quando um político com a folha corrida do ex-governador José Roberto Arruda ameaça voltar pelo voto popular para o cargo de GOVERNADOR, não se pode mencionar desconhecimento por parte do eleitorado.

O problema, aí, será muito, mas muito mais grave. Terá a ver com o nosso CARÁTER.(*)
 
Então devemos saber escolher, pois os que ai se encontram no poder, já não são políticos, transformaram - se em profissionais da política, ou seja politiqueiro, povo seja vocês a verdadeira oposição a este Governo que quer ficar no poder eternamente, ninguém merece ter LULA para o resto da vida como um deus que não sabia de nada, que foi o ultimo a saber, não se deixe enganar novamente com o mesmo discurso de outrora, tem consciência política, não se deixem levar por um partido que não é mais dos trabalhadores, CONTINUE ACORDADO BRASIL!

Para que haja a desmilitarização precisamos alcançar 2.000.000 de assinaturas, pois se formos esperar pelo estado que jamais irá querer perder seu Braço armado, sua massa de manobra, por isso peço assinem a petição para que possamos desmilitarizar as policias militares do Brasil, somente o povo pode conseguir que isto seja alcançado, abaixo a petição:

 

PROPOSTA DE PROJETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL QUE UNIFICA AS POLÍCIAS CIVIS E MILITARES DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL; DISPÕE SOBRE A DESMILITARIZAÇÃO DOS CORPOS DE BOMBEIROS



http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N42737

 

 

CONSCIÊNCIA POLÍTICA PM&BM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.