segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Precisamos de um herói urgentemente




Durante minha volta do protesto do dia 17 de Junho, perante aqueles milhares de manifestantes (certeza que eram uns 300 mil), fiquei pensando na indignação generalizada que todos tinham com a política no país. A manifestação era contra o aumento do transporte público, mas serviu de gatilho para que pudesse ser muito mais. É importante que todos estejam cientes que remendos não funcionam á longo prazo, e por isso é necessário que todos continuem reinvidicando seus direitos até aparecer um herói.
 


É, um herói. As manifestações precisam de um herói. Não um herói marqueteiro, daqueles que sobem em alguma coisa e gritam para todos ouvirem, esses pseudo-heróis a gente já tem de montes. Precisamos é de um herói que faça. Apenas faça e continue fazendo.

 

“Talk is cheap, show me the code”
- Linus Torvalds

Uma frase clássica dita por um dos mais influentes nérds da atualidade. Significa algo como: pare de ficar só falando e me mostre resultados. Não fique divagando, faça, colha os resultados e vá melhorando esses resultados. Masturbação mental às vezes é legal, mas demais deixa a ação parada, inerte.

Mudar pra melhor, como faz?

“Tá todo mundo viciado no sistema. Se você entra dentro dele, tem que jogar com as regras dele.” Essa é a desculpa padrão para todos na política (e não só ela). Na verdade isso é o mesmo que dizer: “Eu não tenho culhões para enfrentar o sistema, ainda mais sozinho.” Mas nada do que se envergonhar tanto, às vezes lutar sozinho por uma causa não faz diferença nenhuma. Juntar outros à causa é difícil, ainda mais com todo mundo “viciado”.

Pensem nas manifestações: no começo eram alguns poucos. Todos até tinham vontade, mas pra que, se nunca dava certo? Houve um estopim e todo mundo começou a ir porque todo mundo tava indo.

“Não sei exatamente o que quero, mas to indo porque todo mundo tá indo, quero meus direitos também!” E esse pessoal que pensa assim também não tá errado, eles só não tem um objetivo definido, mas querem mudar pra melhor.

Não existe melhor! Existe o diferente. O que é melhor pra você, não quer dizer que vai ser melhor para o outro. Este é o grande desafio: equilibrar as forças. Um desafio que é praticamente impossível de acertar 100%. Não dá pra agradar à todos.

Mas em uma democracia, quem vence é a maioria...

Alguém certo tem que aproveitar o momento!

Essa onda de manifestações é um grande momento porque o povo está com sede. Sede de direitos e mudanças. Não importa se a mudança é boa ou não, ele quer mudanças. Quer tentar. Pode ser que mude para o bem, pode ser que mude para pior, mas só tentando pra saber.

NÃO ADIANTA tentar novamente o que já falhou, principalmente reelegendo os mesmos a mais de 50 anos. Se você é a favor da ditadura e tá lendo isso aqui, pode se mandar com suas idéias.

O que quero dizer é: taí a oportunidade de ouro para essas caras novas da política. Os velhos corruptos, todo o mundo já conhece, mas os novos políticos, não os politiqueiros, profissionais da política… Que oportunidade de ouro. Se eu tivesse uma carreira política, com certeza ia junto nesse barco.

Me candidataria à herói. Aproveite a sede da população e saceie-a. Se arrisque e quebre paradigmas. Tente algo totalmente novo, algo que a população iria aclamar, bater palmas. Melhore a vida deles, mesmo. De algum jeito, melhore.

Quebre tabus, quebre burocracias inúteis (só as inúteis hein), promova batalhas políticas internas, tenha os interesses da galera enfurecida, Faça isso rápido. Reforme.

Arrisque a sua vida por isso, pois no mínimo vão tentar te matar, te reduzir, tomar seu lugar. Tome as precauções pessoais e caminhe junto com os interesses das multidões sedentas. Faça realmente política e seja um só com as manifestações, mude e vire herói PARA SEMPRE na história do Brasil.

Tá, falar é fácil, mas como fazer?

Sabe o que um herói faz que o torna herói para as pessoas? Ele se sacrifica. Ele se arrisca para atender o que a população quer, para salvá-la. Salve-os e as manifestações ficam sempre do seu lado. O auto-sacrifício dos manifestantes iniciais, ao receberem o tratamento violento da Polícia Militar, fez com que uma quantidade extraordinária de pessoas se juntassem a causa e aderissem à um movimento. Um infeliz sacrifício, mas que gerou um bom resultado.

Mas eis a resposta de como fazer: sei lá. Não existe uma receita de bolo. As variáveis são muitas, as opiniões e gostos são muitos. Mas promova mudanças genéricas e você consegue apoio do povo. Só é possível fazer isso caso JÁ TENHA PODER. Qualquer político pode anunciar intenções boas, prometendo que quando tiver poder fará algo. Falar é besteira, mostre trabalho.

Seja SEMPRE transparente. Sempre. SEMPRE. Qualquer intenção, qualquer valor, tudo exato como é. Mudou alguma coisa? Transparência.

Reforme seu gabinete e todos ao seu redor, corte seus próprios gastos e recebimentos, deixe-o em uma posição desprivilegiada. Quem tiver com você e não gostar do auto-sacrifício, não merece ser herói. Seja exemplo para todos, mostre que você está fazendo algo. Muitos que estão presos no trânsito durante as manifestações pensam: “Tudo bem, é só um atraso pra um bem muito maior”. Pense assim também.

Apareça se torne comum. Você e seu pessoal comecem a usar o transporte publico, a ir a hospitais públicos, tudo público. No começo vai ser um desastre: você mesmo sabe que as coisas públicas são ruins e todos vão ficar te olhando, felizes ou com raiva, esbarrando em você, te sufocando. Lembre-se: auto-sacrifício. Continue transparente e será um herói que todos podem ver no dia-a-dia. Vai aparecer em tudo que é notícia no país como um exemplo de político, e com o tempo aquilo será normal e você não será tão abordado e sufocado.

Além dos grandes projetos, faça coisas pequenas e rápidas, com muita, MUITA freqüência. Fez algo rápido que deu certo? Repita em outros lugares. Deu errado? Conserte (é mais fácil por ser pequeno) e tente novamente.

Todos os outros políticos ou vão te apedrejar e te condenar a morte mil vezes ou vão aproveitar a sua onda. Já que você está melhorando a vida das pessoas, promova manifestações para defender suas causas (já pensou, será possível manifestações grandes em FAVOR das causas de quem ESTÁ no poder? difícil imaginar né?).

Enfim, se você é de direita, de esquerda, libertário, conservador, alienígena, ou seja, lá o que for: reforme, quebre paradigmas, incentive as manifestações e as use como feedback para ver se você é realmente um herói ou mais um fracassado.

Ninguém falou que ser herói era fácil. Mas se eu pudesse, o faria: é um risco grande, mas pode ter um resultado glorioso para marcar meu nome na história de um país chamado Brasil: um dos maiores e com mais potencial na atualidade.

 

É isso aí, não adianta nada ficar gritando… querendo aparecer através de twitter ou facebook ou por outra “tranqueira” da internet, se não fazem o que precisa ser feito: manifestação pública…nas ruas…em frente ao Congresso. Todos, sem exceção! Veja o Irã…se eles não estão satisfeitos com a reeleição o que estão fazendo, hein? Se manifestando nas ruas… E olha que todo o mundo sabe o quanto o governo lá é xiita e repressor.

Os covardes só sabem fazer uma coisa: matar! Como mataram a Neda.
Mas, infelizmente, nós brasileiros somos covardes! Não temos coragem de fazer acontecer, de fato, as coisas que queremos.

A gente só sabe criticar e xingar os governantes. E continuamos de braços cruzados e com a bunda no sofá… e pior que isso, vamos às urnas e votamos na mesmice…Porque?

Porque temos memória curta, quando precisávamos ter memória de elefante! Não esqueço em quem votei em 2010, o que vi destes meus candidatos me deixou estarrecido, nunca poderia imaginar, mais não é só ele, devemos mudar completamente o Congresso Nacional, devemos não reeleger os cara que continuam no poder a mais de 50 anos e continuam a nos tratar como babacas.

Em primeiro lugar é verdade que quem põem um governo é o povo.

Segundo, que o povo é manipulado, também é verdade. Que existe falta de educação no Brasil, também é verdade.

Que isso não é só no Brasil, também é verdade.

Que no mundo todo existe uma inversão de valores, também é verdade.

Que com a globalização, todos os recursos chegam a todos os países, também é verdade.

Que existe um desequilíbrio econômico no mundo todo, também é verdade.

Agora o mundo é muito mais, que internet, política e sociedade, e que é burrice perder tempo vendo mensagens de comunidades, quando existe um poder de informação e uma falta de interesse total em fazer algo ou exigir seus direitos ou reconhecer seus deveres, não existe maior hipocrisia, do que esta que ocorre no mundo todo.

Admitir que não se pode fazer nada e que é tudo fácil fazer para ambas as partes é falta de iniciativa para fazer o entender que é necessário mudar.

Ter medo das mudanças é muito pior do que ter medo de enfrentar-las.

Protesto deve ser em toda parte… Um país é unido e não ignorante quando um povo percebe seus problemas e humildemente consegue fazer-los mudar mesmo que lhe custe muito…

Comentar e questionar sempre é fácil, fazer para todos sempre parece impossível, mas sempre existe alguém que consegue muito mais, que só questionar e não agir…

 

CONSCIÊNCIA POLÍTICA PM&BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.