domingo, 30 de março de 2014

Até Quando?





Está tudo errado, fora da ordem! Até Quando?

E a culpa é nossa, tão somente nossa!

Elegemos e os abandonamos, raramente nos envolvemos em algo exigindo o cumprimento das promessas de campanha. Ou quando exigimos, é por pressão dos patrões, para que os interesses deles estejam assegurados, como os caminhoneiros fizeram recentemente indo contra o que seria bom à classe deles.


Somos ensinados a ter ódio pela política desde pequenos, quando ainda crianças. Todos ao redor nos dizem:“Política não presta!” “Político é tudo igual, não tem um que presta!”… E por aí vai. Os exemplos que nossos pais e avós nos dão, é desligar a TV no horário eleitoral. E quando algo interessante é noticiado no rádio ou na tv, somos desestimulados a acompanhar o caso, afinal, eles sempre repetem que “Política não presta!”.

Na escola, sempre temos os professores que ainda alfinetam sobre o assunto, mas sempre muito dotados de ideologias partidárias. Ou são completamente da direita ou completamente da esquerda, nos dando noções baseadas no medíocre senso comum e não no justo e imprescindível senso crítico. Aliás, diga-se de passagem, este profissional do qual falamos agora é a pedra fundamental de uma nação. É a única classe profissional que forma todas as demais. Poucos se dão conta disso.

O professor estuda, rala, faz graduação, pós graduação, outras especializações, mestrado e às vezes pós mestrado. Alguns arriscam o doutorado meramente por amor a profissão. E aí, nos cabe a pergunta:

“Se um professor estuda tanto, por que um deputado, um vereador, um senador ou seja lá o político que for, tem direito de aumentar o próprio salário quando ele bem entende que deve?”

Ah! E pra ser político, basta provar que sabe ler e escrever. Não precisa estudar sequer 1/10 (um décimo) do que estuda um professor...

O fato, é que independente de termos um governo mais elitizado – representado por um tucano – ou ter um governo médio entre o social e a elite – que tem brilhado em forma de uma estrela – se nós, que somos os verdadeiros patrões deles não cobrarmos, nada mudará.

A corrupção está em nosso país desde o dia 22 de abril de 1500. Aí, você pode até indagar: “Que data é essa meu amigo?”. Sim, porque muitos brasileiros não se lembram, mas essa é a data do “Descobrimento do Brasil”. Pelo menos é o que nos contam de forma “bonitinha” nos livros de história entre o 1º e o 5º ano do fundamental. A corrupção faz parte da nossa cultura desde sempre. Nossos índios recebiam objetos para que nossas riquezas naturais fossem exploradas. Ali começava o “jeitinho” brasileiro. E de lá pra cá, continuamos com essa cultura enraizada e correndo em nossas veias. Claro que não se pode generalizar, mas que atire a primeira pedra quem nunca deu um jeitinho em alguma coisa de sua vida. Eu já fiz isso, você já fez isso, seus amigos já fizeram isso… Todo mundo, ainda que inconsciente, mas fez.

Temos o governo que merecemos. Se somos medíocres, eles também são. Se damos um jeitinho em tudo, eles também dão. Se ignoramos a política, eles amam que façamos isso.

Esqueçamos ideologias partidárias e figuras políticas tidas como importantes e intelectuais. Prova disso é que tivemos um “Sociólogo” como presidente que pouco fez pelo social do país. Já o “Operário” que muitos julgavam sem instrução, teve uma visão social maior e fez muito mais. Isso é Fato!!! E nessa briga, quem está certo ou errado só o tempo dirá.

O que nos cabe, enquanto cidadãos e eleitores, é criarmos vergonha na cara e educar nossas crianças para que se interessem por política, para que acompanhem, que percebam que política tem sim um peso em nossas vidas, mesmo que nos coloquem na mente a falsa ideia de que ela não tem peso algum. E temos que educá-las de forma imparcial, para que elas decidam por si que tipo de ideologia política elas mais se identificam. É esse o nosso papel enquanto educadores do berço (pais) e do conhecimento científico (professores).

Um país só se faz sério quando seu povo é sério. Enquanto continuarmos “pulando carnaval”, assistindo BBB, se preocupando com fofocas das vidas das celebridades e assuntos do mesmo gênero, NÃO teremos um PAÍS DE TODOS, mas sim um PAÍS DE TOLOS.

Aqui deixo uma música com o mesmo título da postagem para refletirmos. A letra é do ano de 2001, mas ainda assim continua atual.


Até Quando - Gabriel, o Pensador



Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
Muda que o medo é um modo de fazer censura

REFRÃO:

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ser saco de pancada?

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!!

REFRÃO:

A polícia
Matou o estudante
Falou que era bandido
Chamou de traficante!

A justiça
Prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado
E absolveu os PMs de Vigário!

REFRÃO:

A polícia, só existe pra manter você na lei
Lei do silêncio, lei do mais fraco
Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco
A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que é pra você não ver que o programado é você!

Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá

Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?
Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar!

Escola! Esmola!
Favela, cadeia!
Sem terra, enterra!
Sem renda, se renda! Não! Não!!!

REFRÃO:

Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!

Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!

Até quando você vai ficar levando porrada?
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando vai ficar de saco de pancada?

Até quando você vai levando?


E temos outra música para você:


Pega Ladrão - Gabriel, o Pensador



"- Vossa Excelência, agora explique, mas não complique!
- Vossa Excelência, eu já expliquei! Eu não vi essa lista.
Eu afirmo com a mais absoluta certeza e sinceridade
Que eu nunca vi essa lista!
Não sei dessa lista, não quero saber e tenho raiva de quem sabe!
Quem disser que eu vi essa lista é um mentiroso,
E vai ter que provar! E se provar, vai se ver comigo!"

Pega ladrão! No Governo!
Pega ladrão! No Congresso!
Pega ladrão! No Senado!
Pega lá na Câmara dos Deputados!
Pega ladrão! No Palanque!
Pega ladrão! No Tribunal!
É por causa desses caras
Que tem gente com fome
Que tem gente matando
Etc e tal...

Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
A miséria só existe porque tem corrupção!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
Tira do Poder, Bota na prisão!

E você que é um simples mortal
Levando uma vidinha legal
Alguém já te pediu 1 real?
Alguém já te assaltou no sinal?
Você acha que as coisas vão mal?
Ou você tá satisfeito?
Você acha que isso é tudo normal?
Você acha que o país não tem jeito?
Aqui não tem terremoto
Aqui não tem vulcão
Aqui tem tempo bom
Aqui tem muito chão
Aqui tem gente boa
Aqui tem gente honesta
Mas no poder é que tem gente que não presta

"Eu fui eleito e represento o povo brasileiro.
Confie em mim que eu tomo conta do dinheiro."

Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
A miséria só existe porque tem corrupção!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
Tira do Poder, Bota na prisão!

Tira esse malandro do poder executivo!
Tira esse malandro do poder judiciário!
Tira esse malandro do poder legislativo!
Tira do poder que eu já cansei de ser otário!
Tira esse malandro do poder municipal!
Tira esse malandro do governo estadual!
Tira esse malandro do governo federal!
Tira a grana deles e aumenta o meu salário!

"- Tá vendo essa mansão sensacional?
Comprei com o dinheiro desviado do hospital.
- Ah! E o meu cofre cheio de dólar?
É o dinheiro que seria pra fazer mais uma escola.
- Precisa ver minha fazenda! Comprei só com o dinheiro da merenda!
- E o meu filhão? Um milhão só de mesada!
E tudo com o dinheiro das crianças abandonadas.
- E a minha esposa não me leva à falência
Porque eu tapo esse buraco com o rombo da Previdência.
- Vossa excelência, cê não viu meu avião?
Comprei com uma verba que era pra construir prisão!
- E a superlotação?
- Problema do povão! Não temos imunidade? Pra nós não pega não."

Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
A miséria só existe porque tem corrupção!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
Tira do Poder, Bota na prisão!

A miséria só existe porque tem corrupção
Desemprego só aumenta porque tem corrupção
Violência só explode porque tem tanta miséria e desemprego
Porque tem tanta corrupção!

"Todos que me conhecem sabem muito bem que eu não admito
O enriquecimento do pobre e o empobrecimento do rico."

E você, que nasceu nesse país
E que sonha e que sua pra ser feliz
Você presta atenção no que o candidato diz?
Ou cê vota em qualquer um, seu babaca?
E depois da eleição você cobra resultado?
Ou fica ai parado de braço cruzado?
Cê lembra em quem votou pra deputado?
E quem você botou lá no Senado?

Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
A miséria só existe porque tem corrupção!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
Tira do Poder, Bota na prisão!

"- Como vocês suspeitavam, eu realmente vi essa lista.
Eu vi, mas não li. E digo mais, eu engoli.
Pra que ninguém lesse também. E foi com a melhor das intenções.
Burlei a Lei, mas com toda honestidade!
- Vossa Excelência engoliu a lista?
- Bem, eu a coloquei para dentro do meu organismo,
Num lugar seguro e escuro. De modo que pra todos os efeitos,
Sendo assim desta maneira, eu me reservo ao direito
De não dizer nada mais. Tá tudo publicado nos anais.
- Mas ontem o senhor falou que não viu a lista.
Hoje o senhor fala que viu a lista. E amanhã o senhor...
- Ah! Amanhã ninguém lembra mais!
E o caso da lista vai entrar prá lista dos casos,
Os casos que ficaram pra trás..."





Consciência Política PM&BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.