sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O PT e a vergonha de uma CPI chapa branca






Peço ao povo Brasileiro que neste domingo 05 de outubro de 2014 à partir da 08:00 Hs, tenha consciência de que o Brasil precisa urgentemente mudar, não podemos continuar a aceitar o que vem ocorrendo neste país desde de 2002, quando este partido que se instalou no poder e que por motivos óbvios não querem sair, e que neste meio tempo andou fazendo aparelhamento do Estado, ou seja colocando pessoas com o mesmo pensamento nos principais lugares dos três poderes e das empresas Pública do Brasil,  ou seja tomando o poder em todos os três poderes, Justiça, legislativo e a própria presidência do Brasil, então peço – lhe que não deixem isto continuar acontecendo neste país, pois no dia em  que abrirmos os olhos e veremos quem realmente é este partido, ai poderá ser tarde demais pois teremos um PAÍS CHAMADO CUBA instalado, e jamais poderemos mudar, então mudemos agora o nosso país, antes que seja tarde demais.



Ninguém esperava ver o PT liderando uma CPI para investigar a Petrobras que o PT aparelhou. Nem seria necessário tanto teatro. Mas esse partido construiu parte de sua história de glórias nos surtos investigativos de CPIs como a dos Anões do Orçamento e a do PC Farias. Ou aquilo era demagogia e a desfaçatez de hoje é a verdade do Partido dos Trabalhadores ou aquele era o PT autêntico que, de concessão em concessão, deu neste. Ou então tudo não passa de mais uma triste amostra do que o tempo faz com a suposta esquerda e seus alegados princípios éticos e morais.
Sob o comando do PT, o bloco governista atingiu no Senado a perfeição da desfaçatez. Comanda uma Comissão Parlamentar de Inquérito 100% isenta de investigação. Nesta segunda-feira, a comissão inquiriu, por assim dizer, o ex-presidente petista da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Foram três horas de levantamento de bolas. Gabrielli só precisou cortar.
Ele isentou Dilma Rousseff de responsabilidades no caso da refinaria de Pasadena. “Muitas das decisões não são decisões individuais, tomadas por ninguém. É o resultado de um conjunto de ações, do conjunto da empresa, avaliando as incertezas de longo prazo e de curto prazo. Assim foram as decisões de Pasadena.” Nesse modelo, todo mundo é responsável por tudo. E ninguém responde por nada.
Munido de autocritérios, que nenhum senador ousou contestar, Gabrielli disse que “a presidente Dilma é uma profissional de extrema competência.” Do alto de sua eficácia, Dilma afirma, hoje, que não avalizaria a compra de Pasadena se tivesse conhecido todas as cláusulas do negócio. No mês passado, Gabrielli dissera que Dilma “não pode fugir à sua responsabilidade” pela compra da refinaria. Na pseudo-CPI, ele não se apertou. Nem foi apertado.
“Evidente que ela, como presidente do Conselho, tem um papel importantíssimo, mas o Conselho debate. Qual seria a posição do Conselho em 2006? Não tenho a menor ideia. Não posso estimar, hoje, qual seria a posição do Conselho na hipótese de que a presidente demostrasse, lá em 2006 a posição que ela está defendendo hoje.” Então, tá! Ficamos assim.
Gabrielli reiterou o lero-lero segundo o qual Pasadena foi um bom negócio, transformado em prejuízo pela crise e pelos fatos. “Era também uma refirnaria que estava barata, não era cara. Estava barata, porque ela foi comprada, os primeiros 50%, equivalentes a menos da metade do preço médio das refinarias por barril de destilação da época”, declarou. O que isso quer dizer? Ora, pouco importa. Uma banana, como Pasadena, não é cara. Mas também apodrece facilmente.
Neste ano da graça de 2014, disse Gabrielli, Pasadena tornou-se “uma empresa lucrativa.” Os senadores se seguraram na poltrona para não aplaudir. “Tem petróleo disponível no Texas a preço barato, leve, que pode ser processado em Pasadena”, celebrou o hipotético depoente. “Pasadena, portanto, pode, vendendo derivados no mercado ameriano, ter uma margem em torno de 30 a 40 dólares por barril. E ela tem capacidade de produzir 100 mil barris por dia”. Alvíssaras! “Pasadena não é um prejuízo afundado, inevital e irrecuperável para sempre.” Hosanas! A Petrobras gostaria de vender Pasadena. Mas só achou quem quisesse comprar na bacia das almas. A julgar pelas palavras de Gabrielli, logo, logo haverá uma fila de compradores.
A certa altura, o senador petista Aníbal Diniz )AC) aprumou-se, segurou o microfone e disparou uma indagação: “A quem interessa reduzir o valor da Petrobras?” Uau! Gabrielli salivou. Citou os “especuladores de curto prazo” e os políticos oposicionistas. Gente atrasada, que trama mudar a lei que fez da Petrobas a operadora única das reservas do pré-sal.
Para realçar a falta de patriotismo dos inimigos da Petrobras, Gabrielli evocou até o WikiLeaks, que, segundo ele, divulgou supostos encontros de tucanos com diplomatas norte-americanos, para tramar contra os interesses da estatal petroleira. Gabrielli disse que não pode jurar que seja verdade. Mas quem se importa com a verdade numa hora dessas?
Superfaturamento na refinaria de Abreu e Lima? Vapt-vupt. A Venezuela topara entrar no negócio, disse Gabrielli. Mas desistiu. Sem nenhum contrato assinado, a Petrobras iniciou a construção com parte do projeto destinado ao refino do óleo venezuelano, ultrapesado. “Tivemos que reformular”, reconheceu Gabrielli, sem ser incomodado por um mísero questionamento. Sim, quem dava as cartas na subsidiária que geria Abreu e Lima era o ex-diretor Paulo Roberto Costa, preso até ontem num xadrez de Curutiba. Dúvidas? Indagações? Cara de nojo? Não. Nem pensar. Ora, deixa disso!
E se toda essa falta de entusiasmo com o esclarecimento das suspeitas estiver dizendo ao PT algo mais grave sobre o ponto a que chegou o governo do PT? E se depois de 12 anos de questionamentos, o partido estiver finalmente dando uma resposta a si mesmo. O PT não é incoerente nem contraditório. Tudo se explica. A comunhão de propósitos com o Sarney, a aliança com o Renan, o convívio com o Collor… tudo isso eram apenas estágios de algo que o PT perseguiu sem saber, e agora sabe. Ah, aquela velha castidade. Ah, aquela inútil pureza ética. Oh, tempo perdido. Oh, falta de autoconhecimento.
O PT não sabia o que queria porque não sabia o que era. Agora sabe o que é e do que gosta. Eis a grande revelação da CPI isenta de curiosidade: o PT deseja provar a si mesmo que é capaz de integrar-se à baixeza comum a todos os ex-inimigos. A plateia já havia percebido desde o mensalão que, com o passar do tempo, qualquer um pode atingir a perfeição da impudência. Mas o petismo é incansável. Luta para fazer o pior o melhor que pode.
Por Josias de Souza
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.